Parte 1-Pesquisa sobre Avião
Avião de Papel
O avião de papel é feito, em geral, de uma única folha de papel, normalmente sem cortes e sem o uso de colas ou adesivos, utilizando-se apenas a técnica de dobraduras. Sua origem é normalmente atribuída à China Antiga, embora haja evidência de que foi concomitantemente aperfeiçoado e desenvolvido no
Santos Dumont
Alberto Santos
Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873 no sítio Cabangu, no local que viria a
ser o município de Palmira (hoje rebatizado em honra a ele), em Minas Gerais.
Filho de Henrique Dumont, de ascendência francesa e engenheiro de obras
públicas, e de Francisca Santos Dumont, filha de uma tradicional família
portuguesa.
O balão "Nº3" já possuía um motor a gasolina.
Santos
Dumont chegou em Paris e aprofundou-se nos estudos, principalmente em mecânica
e no motor de combustão, pelo qual se apaixonou à primeira vista. Seu primeiro
Balão dependia do vento para se mover, o "Brasil", com apenas 15 kg
ganhou altura. A dirigibilidade era o que realmente interessava a Santos
Dumont.
Depois de
muitos estudos, mandou construir o "Nº1", primeiro de uma série de
"charutos voadores" motorizados. No dia 20 de setembro de 1898, sob o
comando do inventor, o balão subiu aos céus, chegando a altura de 400 metros e
retornando ao mesmo ponto de partida. Construindo um balão sucessivamente e
realizando experiências, foi desenvolvendo os mistérios da navegação aérea.
Em 1900,
o milionário francês Deutsch de la Meurth lançou um desafio aos construtores de
dirigíveis: "Aquele que conseguir partir do Campo de Saint-Cloud, fazer à
volta a Torre Eiffel, e voltar ao ponto de partida em 30 minutos, ganhará
100.000 francos". Pilotando o balão "Nº6", com um motor de 16HP,
Dumont ganha o premio Dustche. Distribuiu metade do premio entre seus mecânicos
e auxiliares e a outra metade destinou as necessitados.
O balão
"Nº7", que foi projetado para corrida, nunca chegou a competir, pois
não tinha concorrente. O "Nº8" não existiu. Com o "Nº9",
Dumont começou a transportar pessoas nos voos que fazia. Uma de suas
passageiras era a cubana Aída de Acosta, que se tornou a primeira mulher no
mundo a voar. De tanto cruzar os céus de Paris com o número nove, recebeu o
apelido de "Le petit Santos". O "Nº10", maior que os outros,
foi denominado "um dirigível ônibus", pelo próprio Santos Dumont.
Santos
Dumont, no dia 13 de setembro de 1906, com o "14-BIS", executou em
Paris o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar. A aeronave subiu a
uma altura de 50 metros. Em 1908, Santos Dumont constrói o
"Demoiselle", cujo desenho serviria de modelo a todos os projetistas
que se seguiram. Tudo nela era obra de Dumont, inclusive o motor. Em 1910, na
primeira exposição da Aeronáutica realizada no Grand Palais de Paris, o
"Demoiselle" foi um sucesso.
Ainda em
1910, Dumont encerrou sua carreira. Passou a supervisionar as indústrias que
surgiram na Europa. Doente, resolve voltar ao Brasil. Em 8 de dezembro de 1914,
ao ver seu invento ser usado para bombardear a cidade de Colônia, Dumont se
decepcionou. No Brasil, sua tristeza aumentou quando o aeroplano foi usado
durante a revolução de 1932 em São Paulo.
Alberto
Santos Dumont morreu no dia 23 de julho de 1932. Deixou dois livros:
"Dans-L'air" e "O que Vi e o que Nós Veremos".
Os Irmãos Wright
Os Irmãos Wright:
·
Wilbur (✰ Millville, 16 de abril de 1867; ✝ Dayton, 30 de maio de 1912) e
·
Orville (✰ Dayton, 19 de agosto de 1871; ✝ Dayton, 30 de janeiro de 1948),
foram dois irmãos Norte Americanos, inventores e pioneiros da
aviação aos quais foi concedido o crédito pelo desenvolvimento da primeira maquina voadora mais pesada que o ar na qual o homem efetuou um voo motorizado controlado em 17 de
Dezembro de 1903.
A principal realização dos irmãos, foi a invenção do controle em três eixos ,permitiu ao piloto controlar a aeronave de forma efetiva e manter o seu
equilíbrio. Esse método se
tornou e permanece sendo o padrão em aeronaves de asa fixa de qualquer tipo. Desde o início do seu trabalho em
aeronáutica, os irmãos Wright focaram no desenvolvimento de um método confiável
de controle de pilotagem. Essa abordagem diferia bastante dos outros
experimentos da época, que colocavam mais ênfase no desenvolvimento de motores
mais potentes. Usando um
pequeno túnel do vento caseiro, eles obtiveram uma grande quantidade de dados
científicos como nunca antes, o que os permitiu desenhar e construir asas e
hélices mais eficientes que todos até então. A primeira patente deles, a de Número
821.393, não requeria a invenção de uma máquina voadora, mas sim a invenção de
uma sistema de controle aerodinâmico que manipulava as superfícies de uma
máquina voadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário